top of page

Mestre Carlos

 

Carlos Roberto dos Santos Lima, o Mestre Carlos, nasceu em 05 de março de 1966, no Povoado Oiteiro na cidade de Lagarto/SE.

Foi criado por seus avós, pois sua mãe foi morar em São Paulo junto com seu irmão gêmeo e o caçula.

Na década de 80 com 14 anos de idade começou a capoeira com um grupo de pessoas na cidade de Lagarto em Sergipe, quem dava as aulas era um rapaz chamado Germano onde treinou com esse grupo durante 6 anos lá recebeu o apelido de Passo Triste devido a seu jeito retraido.

Com 20 anos em 1986 vai para São Paulo para ver sua mãe e seus irmãos. Sua mãe morava em Perdizes, próximo do centro e da Duque de Caxias onde tinha uma academia da Cordão de Ouro.

 

Um certo domingo passeando pela praça da republica, ouviu um toque de berimbau que o atraiu até onde estava tocando e lá estava um senhor moreno, Seu Tomas, era vendedor de artesanato e de berimbau a muitos anos na praça. Perguntou onde tinha uma academia de capoeira que queria treinar, ai ele falou que ali perto tinha uma praça, o Largo do Arouche, a rua paralela ao largo do Arouche tinha uma academia de capoeira.

 

Ai fui lá e encontrei e ao olhar o nome tava escrito bem grande:

"CORDÃO DE OURO - MESTRE SUASUNA"

Eu não acreditei, foi uma surpresa.

Mestre Suassuna!!!

Cordão de Ouro!!!

eu cansei de treinar ouvindo os discos do Suassuna, em Sergipe, e de repente eu na academia do Suassuna, parecia um sonho, eu era seu fã, eu só ouvia era Suassuna, Limão e Caiçara.

Rapidamente foi fazer a matricula e entra para o Grupo Cordão de Ouro onde começa a treinar com o Mestre Urubu Malandro em 1986.

 

"Era meu sonho aprender capoeira com um Negrão!"

Não faltava um dia. Deixei de trabalhar período integral para trabalhar meio período para treinar na Cordão de ouro.

Ficou com o Mestre Urubu Malandro até a ida dele para os EUA e depois passando diretamente para o Mestre Suassuna, onde depois de um tempo passa a ser o contramestre do mesmo, dando aula na Academia da Rua Dona Veridiana.

 

Nessa época no Grupo Cordão de Ouro ficou conhecido por Lagarto, apelido esse que recebeu por ter vindo da cidade de Lagarto/SE. Dentro da Cordão de Ouro ainda era chamado de "Carlos Cadeira" por treinar muito com uma cadeira, ou ainda "Carlos Louco" por ser fanático pelo treino.

Em São Paulo além da academia ele deu aulas em alguns locais como no Parque da Água Branca e nesse tempo o Mestre Suassuna o aconselha a criar um nome para seu grupo, daí surge o GUNGA DE OURO.

Em 1999 volta para passear e rever alguns parentes em Sergipe, com pouco tempo que estava lá conhece uma garota, e forma um pequeno grupo de alunos agora com os ensinamentos aprendido na Cordão de Ouro.

 

O avô dele faz uma academia de capoeira para ele o qual foi o motivo de não querer voltar para São Paulo. Então com a academia em mãos ele funda a Associação de Capoeira Gunga e Ouro de Oxalá em 23 de outubro 2001 na cidade de Lagarto/SE.

Mestre Carlos formou vários capoeiristas que até hoje dão aulas e trabalham com a capoeira como: Onça Preta, Cobra Coral, King, Carlos Cobra, Helenilton, Salgado e vários outros.

Hoje já não atua dando aulas, mas nunca para com seus treinamentos, tem vicio em treinar sendo a inspiração para muitos.

 

VOLTAR

bottom of page