top of page

Miudinho

 

“Miudinho não é angola, miudinho não é regional,

miudinho é um jogo manhoso, é um jogo de dentro, é um jogo legal”.

Mestre Pinauna

 

 

A capoeira estava passando por um processo de transformação (Década de 70/80), os capoeiristas estavam brigando muito, jogando muito longe um do outro, sufocando a beleza da capoeira, introduzindo movimentos estranhos no meio da capoeira... Então o Mestre Suassuna sentiu que a capoeira precisava de uma transformação...

 

Essa transformação não era criar uma capoeira nova. O miudinho não é uma capoeira nova. É uma maneira diferente de se mostrar a capoeira. O Mestre Suassuna simplesmente resgatou a capoeira antiga, a capoeira que ele jogava e viu jogar, modernizou a maneira de jogá-la, criou sequencias...

 

Foi pego movimentos que estavam “esquecidos”, movimentos da capoeira antiga, movimentos que tinha aprendido na Bahia com grandes capoeiristas como os Mestres João Bate Estaca (João Grande), João Pequeno, Papo Amarelo...

Foram criados no início do miudinho doze sequencias, que são sequencias individuais e em duplas, baseadas no Jogo de Dentro. Sua base foi a capoeira angola, jogada com mais agilidade, com mais entrosamento. E também o jogo de Dois Por Dois, que é bem mais fechado do que o Jogo de Dentro.

 

Então, foi criado um toque no berimbau. Assim como existe o jogo de Iuna, o jogo de São Bento Grande, existe o jogo de Miudinho.

 

O miudinho não se canta músicas. O toque do berimbau dá o sinal do que tem que ser feito. Assim como era feito na capoeira antiga, o berimbau com seus toques avisava o que estava acontecendo ou o que era para ser feito.

 

O toque do miudinho é dividido em três partes: a primeira, que é para o jogo de movimentação das sequências; a segunda, que são os repiques, que é para o “swing” da capoeira; e a terceira, que é para avisar que os capoeiristas não estão entrosando, esse toque chama os jogadores ao pé do berimbau para eles reiniciarem o jogo pois não está havendo “conversa” entre eles.

 

O nome miudinho, foi um nome “doméstico” dado dentro da academia, e quando o Mestre Suassuna queria o jogo ele falava:

 

“Olha o Miudinho”

 

Então os alunos entendiam que ele queria um o jogo mais miúdo, mais dentro, joga bem miudinho”. Da mesma maneira que os capoeiristas antigos jogavam.

Ouça o toque do Miudinho tocado pelo Mestre Suassuna!

​​​​

Miudinho - Mestre Suassna
00:00 / 00:00
Fontes:

 

CAPOEIRA, Revista Praticando. Ano II – n° 25. Ed. D+T.
CAPOEIRANDO 2004, DVD. Praticando Capoeira – Ed. D+T.

SUASSUNA, Reinaldo Ramos. Entrevista Realizada no Workshop Campo de Mandinga em Inhambupe-BA no dia 02/04/2016.

bottom of page